quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Atividades Lúdicas nas aulas de Educação Física

Importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento dos alunos


     A análise da criança inserida na sociedade brasileira atual demonstra que, de uma perspectiva mais geral, o que se percebe é a impossibilidade da vivência do lúdico na infância. Na sociedade moderna e em particular nas grandes cidades, ainda que por razões bem diferentes, as crianças não têm tempo e espaço para a vivência da infância e isso independe de sexo, ou das classes sociais, especialistas em educação física acreditam que as crianças atuais estão desenvolvendo poucas as habilidades motoras. Para eles, a tecnologia, o aumento da violência e o pouco entendimento dos pais acerca do assunto são as principais causas. Nesse sentido o papel da Educação Física é extremamente importante no processo educacional infantil, pois favorece através das atividades lúdicas, meios para a criança explorar seu corpo. O presente estudo teve como objetivo verificar a contribuição das atividades lúdicas por meio da educação física no desenvolvimento motor, de crianças  de 5 a 6 anos de idade e Suas conseqüências na fase adulta. Este estudo tem uma abordagem qualitativa e o método utilizado foi o observacional. Fizeram parte da pesquisa alunos de 05 e 06 anos de idade da Escola Estadual Professor Benício Leão, situada na zona sul de Manaus, Além de alguns pais e convidados participarem da pesquisa. Foram realizadas com as crianças 16 seções de atividades motoras com aspectos lúdicos. Essas atividades aconteceram duas vezes na semana com 50 minutos de duração. As seções foram filmadas para posterior análise. Para análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo onde foi possível identificarmos os Aspectos motores. No aspecto motor notamos a interação de diversas funções motoras (perceptiva motora, neuromotor, psicomotora), processo adaptativo, evolutivo, recreativo que interagem com diversas funções motoras.

     É por meio de vivências lúdicas que a criança conhece e reconhece sua própria identidade e percebe-se como ser único, complexo e individual. Segundo Garanhani (2002), na pequena infância o corpo em movimento constitui a matriz básica da aprendizagem pelo fato de gestar as significações do aprender, ou seja, a criança transforma em símbolo aquilo que pode experimentar corporalmente, e seu pensamento se constrói, primeiramente sob a forma de ação, ao rolar, engatinhar, andar, correr, observar, imitar, criar, saltar, girar e brincar de faz de conta, a criança vai construindo sentidos sobre o mundo, atribuindo novos significados aos elementos da realidade e, também, definindo sua identidade pessoal e coletiva, em um processo de produção cultural. Por ser um componente curricular obrigatório, a Educação Física é uma área que organiza, sintetiza, constrói e produz conhecimentos, com base em objetivos e princípios pedagógicos. Esta pesquisa inscreve-se como um trabalho que visa compreender o papel da ludicidade no desenvolvimento infantil através das praticas da Educação Física escolar. A metodologia utilizada no presente estudo foi através de pesquisas em artigos científicos, Livros, e Sites da Internet. Após os estudos realizados, foi possível perceber que as atividades lúdicas são ingredientes indispensáveis no processo de crescimento, de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças nesta fase da vida.
Palavras-chaves: Criança, Educação física, Ludicidade, Psicomotricidade, Brincadeiras.


Exemplos de atividades lúdicas


Abaixar-se

Material: 3 bolas

Formação:
 crianças dispostas em 3 colunas. A frente de cada coluna a uma distância aproximadamente 1 metro do primeiro colocado, ficará o “capitão” de cada equipe. Este segurará a bola.

Desenvolvimento:
 a um sinal dado, o capitão atirará a bola ao primeiro de sua coluna que a devolverá e logo em seguida abaixará. O capitão jogará a bola para o segundo da coluna que agirá como o primeiro e assim sucessivamente. A última criança da coluna ao receber a bola gritará “viva”, marcando ponto para sua equipe.




Handebol Lúdico

Objetivo: iniciar o desenvolvimento de fundamentos técnicos através de atividades lúdicas.
Duração: 50 min
Material: bolas, cones, corda grande, arcos
Faixa Etária: 10 a 12 anos

Aquecimento: gol ambulante: os alunos dispostos em duas equipes, sendo que cada equipe deverá eleger o seu goleiro que ficará andando ao redor da quadra (por cima das linhas do handebol ou outras) com um arco nas mãos (elevado). 

As equipes deverão trocar passes e tentarão chegar até o seu arco para fazer um gol (jogando a bola através do arco). A outra equipe logicamente não deixará isto acontecer e vai tentar interceptar a bola e começar tudo de novo. Poderão ser colocadas duas bolas. (10 min)

Parte principal: 

  1. Atividade com grupos de 5 alunos, onde 3 estarão passando a bola entre si enquanto dois serão os "bobinhos", ao tocar na bola , troca o aluno que errou o passe (passes parabólicos por cima dos defensores não serão válidos).
  2. Dois a dois com uma das mãos dadas, os alunos deverão driblar cada um a sua bola, e tentar fazer o colega perder a bola puxando-o ou empurrando-o.
  3. Dois a dois com duas bolas deverão atravessar a quadra passando uma das bolas com as mãos e outra no chão sendo passada com os pés.
  4. Os alunos divididos em dois grupos que ficarão dispostos atrás das linhas de nove metros (um em cada). Cada aluno deverá ter uma bola, e no centro ficará uma bola de medicine ball de 3 kg. Através de arremessos terão que acertar a medicine e fazer com que ela role atravessando uma determinada linha (a ser escolhida pelo professor).

A outra equipe pode também impedir que a bola role através dos seus arremessos, e cada vez que alguma equipe conseguir fará um ponto.


Parte final: Alunos sentados em posições diversas de alongamento e o professor fará um comentário sobre um aspecto do histórico do handebol. Por exemplo: Um dos motivos pelos quais o handebol surgiu foi o fato do prof. alemão Max Reiser criar uma atividade recreativa para as operárias da fábrica da Siemens na Alemanha. Refletir sobre a preocupação com o lazer dos operários já naquela época, coisa que no Brasil começou recentemente.

Pinga-bola

Conteúdo: Voleibol – educativo de saque e manchete
Material: uma corda ou rede e bolas de voleibol

Converse com os estudantes sobre o jogo que será realizado e quais benefícios eles irão adquirir ao participar dele.

No decorrer da atividade, explique as regras oficiais e justifique que elas foram modificadas para esse jogo com a finalidade de facilitar a prática para essa faixa etária. Peça-lhes que deem sugestões de outras regras.

- Organização: divida o espaço ao meio, com corda ou rede, a uma altura de 1,60 cm, aproximadamente, e distribua a turma igualmente nos dois lados.

- Desenvolvimento: um estudante de posse da bola lança a mesma para o lado adversário com o braço acima da cabeça, imitando o saque por cima. Ao ultrapassar a corda ou a rede, a recepção deve ser feita somente de manchete, após a bola pingar uma vez no solo. E deverá dar três passes de manchetes pingadas antes de passar a bola para o outro lado, que realiza o mesmo procedimento. O grupo que errar propicia um ponto e a posse da bola para o outro grupo sacar.

- Variação: pode-se diminuir ou aumentar o número de manchetes, bem como trabalhar somente o toque-pingado ou os dois: toque e manchete pingados de acordo com a possibilidade e evolução dos participantes.



Futebol Sentado

Material: bola, espaço amplo, onde seja possível sentar.( por ex: cancha)

Formação:
 os jogadores divididos em dois times, com o mesmo número de integrantes, sentados no chão, a uma distância de dois metros uns dos outros.

Desenvolvimento: 
marcar um retângulo no chão, indicando os limites da "cancha". A bola será colocada no centro e poderá ser impulsionada com qualquer parte do corpo, exceto mãos e braços. Ninguém poderá levantar-se. As mãos (ou pelo menos uma delas) devem estar sempre apoiadas no piso. Quando a bola transpor a linha de fundo do campo de jogo, é marcado um gol. No futebol sentado não existe goleiro. A superfície do retângulo será variada, de acordo com a quantidade de jogadores e tendo em conta que estes se coloquem a uma distância tal que não se toquem entre si.

Finalização: ganha o time que fizer mais gols.

Objetivos: equilíbrio, adequação espaço-temporal (estimativa do chute ao alvo), controle tônico, coordenação motor

Referências:

BATAGLION, Giandra Anceski. O lúdico na reabilitação de crianças com deficiência. 2016. 
Acesso em:15 de agosto de 2019

CARINA, pereira dos santos, Importâcia do ludico na educação infantil com
crianças de 5 anos. 2009.
Acesso em: 15 de agosto de 2019 

KISHIMOTO, Tizuko Morchida, Jogo, Brinquedo, e a Educação. 4.ed. São Paulo:
Cortez,2000.
Acesso em: 15 de agosto de 2019

FARIA, Bruna Barcelos; COSTA, Costa, Célia Regina Bernardes. Educação Física e atividade Lúdica: O papel da ludicidade no desenvolvimento Infantil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 1. Vol. 9. pp. 136-155, Outubro / Novembro de 2016. 
Acesso em: 15 de agosto de 2019

MODESTO, Monica Cristina; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A importância da Ludicidade na construção do conhecimento. Revista Eletrônica saberes da Educação, 2014. 
Disponível em: <http://www.uninove.br/marketing/fac/publicacoes_pdf/educacao/v5_n1_2014/Monica.pdf>
Acesso em: 15 de agosto de 2019

MALAQUIAS, Maiane Santos; RIBEIRO, Suely de Souza. A importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no desenvolvimento da infância. Psicologado, 2013.
Disponível em: <http://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a-importancia-do-ludico-no-processo-de-ensino-aprendizagem-no-desenvolvimento-da-infancia>
Acesso em: 15 ago. 2019

SANTANA, Rafael França. Atividades Lúdicas nas Aulas de Educação Física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2014. 22 p. Disponível em: <http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5892/1/21273857.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2019



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