quinta-feira, 27 de junho de 2019

História em Quadrinho - Pedofilia na escola

Descrição do tema: Pedofilia

A pedofilia está entre as doenças classificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) entre os transtornos da preferência sexual. Pedófilos são pessoas adultas (homens e mulheres) que têm preferência sexual por crianças – meninas ou meninos - do mesmo sexo ou de sexo diferente, geralmente pré-púberes (que ainda não atingiram a puberdade) ou no início da puberdade, de acordo com a OMS.

Disponível em: http://www.turminha.mpf.mp.br/direitos-das-criancas/18-de-maio/o-que-e-pedofilia. Acesso em: 27/06/2019

         Apresentação dos personagens:


Pais de Ana — São pais bastante comunicativos e atenciosos com sua filha, mas um pouco desatentos com relação ao uso das TIC por acharem que nada de mal chegaria a acontecer à ela, e também pela falta de informação sobre o assunto.
Ana — Uma menina de 12 anos, bastante meiga e alegre, e quem tem uma boa relação com sua família e amigos.
Professor — Um profissional que desmontava ser sério quanto a sua profissão, mas que no final de tudo, era apenas faixada. Na verdade era uma pessoa sem escrúpulos, um ser desprezível.

Apresentação do cenário:

 A história tem seu início em um ambiente escolar, na sala de aula, e tem seu desfecho na casa de Ana.

Desenvolvimento da relação entre os personagens e o ambiente:

 As relações entre os personagens, de início, ocorrem na mais perfeita normalidade, de professor para aluno, de pais para filhos, e em ambientes tranquilos. Porém, a partir do momento em que o ocorre o problema, essas relações mudam totalmente (as relações ficam abaladas).

Apresentação de uma situação problema:

A situação problema abordada nessa história, é a falta de atenção que alguns pais tem para/com os filhos em relação ao uso das TIC, e que essa falta de atenção acaba se tornando um problema maior.

Ampliação da situação problema até chegar ao ponto mais alto da história:

De acordo com a situação criada para essa cartinha, com a falta de atenção e fiscalização dos pais, a criança/adolescente acaba se deixando levar pela conversa, e termina sendo induzida a fazer coisas que naquele momento ela não consegue enxergar o quão grave é e/ou por estar sendo obrigada.

Condução da história até a solução do problema e encerramento da história:

Quando a personagem principal percebe que o acontecido é muito grave, ela fica sem saber o que fazer, e seu comportamento muda de imediato. Seus pais percebem essa mudança e buscam descobrir o que está acontecendo, e ao olharem no celular dela, encontram o motivo da alteração de comportamento e humor tão repentina. Ao conversarem com ela, eles esclarecem tudo e comunicam a polícia e aos gestores da escola. E por fim, tomam-se as medidas necessárias.

CARTILHA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elaboração de Aulas de Educação Física Utilizando Aplicativos de Dispositivos Móveis

Plano de aula – Basquete OBJETIVOS: Os alunos devem ser capazes de driblar uma bola de basquete e atirar na cesta com alguma precisão...